sábado, 18 de junho de 2011

BUSCANDO A CONSTRUÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA

  "Educar é contribuir para que professores e alunos transformem suas vidas em um processo de aprendizagem permanente. Assim, ensinar e aprender são duas facetas de um mesmo processo, exigindo flexibilidade, tanto pessoal quanto de grupo. 
   Os conteúdos fixos com conhecimentos prontos dão lugar a processos abertos de pesquisa e comunicação, envolvendo a criança na própria educação. Então, é ela própria a principal interessada no aprimoramento das estratégias de construção do seu saber através de um ensino interativo...
   Brincar é uma realidade vivida pela criança em seu cotidiano. Através da imaginação ela relaciona seus interesses e necessidades com a realidade de um mundo no qual vive e que pouco conhece...     
  ...O cotidiano do professor deve ser marcado pela análise diária de suas práticas pedagógicas. Para FREIRE (1998, p.43-44), a prática pedagógica dos professores é algo que exige reflexão e compreensão do fazer pedagógico crítico e autônomo, visando à formação continuada.
...Faz-se necessária a existência de professores pesquisadores dispostos a desafios, que busquem formas diversificadas e renovadas de leitura e compreensão de suas realidades a fim de buscar a transformação da mesma, dentro de uma visão crítica, criativa, inovadora e capaz de diálogo...
...A educação exige um trabalho diferenciado com as novas gerações, que cada vez 
mais chegam à escola com diferentes estruturas cognitivas...
   Ressalta-se a necessidade de um ensino que procure repensar o lúdico.  Na verdade, a 
escola "peca" ao dividir o ensino em lados diferentes: de um lado a brincadeira, o jogo, que
nos traz o sonho e a fantasia; de outro lado, o ensino "sério", do trabalho e do estudo. Brincar 
é uma realidade vivida pela criança em seu cotidiano. Através da imaginação ela relaciona 
seus interesses e necessidades com a realidade de um mundo no qual vive e que 
pouco conhece..."

 (Trechos do texto: "BUSCANDO A CONSTRUÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA" - http://www.faesi.com.br)
O texto acima foi trabalhado com os professores do Colégio Mercurio, no 2° Encontro Pedagógico. Uma manhã cheia de reflexão e emoção! 
Obrigada professores, o poema abaixo expressa todo o senimento vivido por mim nesse dia.

Para o Meu Coração...  
Para o meu coração basta o teu peito,
para a tua liberdade as minhas asas.
Da minha boca chegará até ao céu
o que dormia sobre a tua alma.

És em ti a ilusão de cada dia.
Como o orvalho tu chegas às corolas.
Minas o horizonte com a tua ausência.
Eternamente em fuga como a onda.

Eu disse que no vento ias cantando
como os pinheiros e como os mastros.
Como eles tu és alta e taciturna.
E ficas logo triste, como uma viagem.

Acolhedora como um velho caminho.
Povoam-te ecos e vozes nostálgicas.
Eu acordei e às vezes emigram e fogem
pássaros que dormiam na tua alma.

Pablo Neruda, in "Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada"





Nenhum comentário:

Postar um comentário