sábado, 21 de maio de 2011

Ajude os seus alunos a melhorar a ortografia

Organização de Ideias

As sugestões referidas são uma base de trabalho para que a criança pratique a construção de textos. Para o fazer terá que melhorar a capacidade de estruturar as suas ideias, observando, por exemplo, uma sequência lógica (cronológica ou não) na elaboração de um texto.



  • Contar/ler em conjunto histórias, relatos de passeios ou viagens, etc..

  • Observação e análise de imagens. Após uma observação conjunta, bem atenta, far-se-á a enumeração de elementos presentes, a sua descrição e poder-se-á construir histórias que são “sugeridas” pelas imagens.

  • Organizar excursões. A criança será solicitada a participar na organização da mesma - planejamento, execução, verificação . Fazer um aproveitamento de todas as situações que possam levar a criança a expressar suas ideias, a relatar o que observou, o que lhe chamou atenção, o que lhe despertou maior curiosidade/interesse.

  • Construção de frases:
    - com palavras apresentadas pelo professor;
    - com palavras escolhidas pela criança;
    - referentes a uma história lida ou ouvida;
    - referente a uma gravura.


  • Fazer cópias de excertos de textos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso).

  • Leituras.

  • Poesias e quadras.

  • Relato de experiências realizadas nas aulas de estudo do meio/ciências.

  • Construção de notícias para o jornal da turma.

  • Redação de avisos, recados, etc..

    Pontuação

    Eis algumas sugestões que vão ajudar a criança a melhorar. Muitas outras poderão ser utilizadas.


  • Cópias, selecionadas pela criança:
    - de frases;
    - de pequenos textos.


  • Leituras:
    - de histórias;
    - de trechos interessantes escolhidos pelo professor;
    - de trechos escolhidos pelo aluno.


  • Apresentação de cartazes ilustrados e com frases ou contos devidamente pontuados.

  • Formação de frases.

  • Redação de avisos e ordens (explicação prévia do professor referente à pontuação a ser usada).

  • Notícias para serem afixadas no quadro de avisos da turma.

  • Ditado-exercício e ditado-prova .

  • Trechos para pontuação (Exercícios).


    Ortografia


  • Ditado-exercício.

  • Leitura com observância das palavras cuja grafia a criança deve fixar.

  • Cópias motivadas.

  • Organização de cartazes com a relação das palavras cuja grafia esteja sendo objecto de estudo. Emprego dessas palavras em frases e ditados.

  • Auto-ditado.

  • Ditado-prova.

  • Jogos específicos.
    Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=117


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário