domingo, 15 de maio de 2011

As hipóteses formuladas pela criança são "erros" que a ajudam a avançar no processo de aquisição da escrita.

    Para que a exploração e experimentação aconteçam de forma positiva, torna-se necessário passar pelos "erros" próprio do processo de construção do conhecimento. Esses erros construtivos, que são as formas de ler e escrever criadas pela própria criança, quando confrontados com as experiências convencionais, darão origem aos conflitos cognitivos que funcionam como motor da aprendizagem, isso capaz de pensar e fazer as atividades de leitura e escrita.
   Desafiada e livre para experimentar, a criança reformula suas ideias e procura respostas mais seguras e cada vez mais próximas do conceito alfabético da escrita. Mas, para isso, ela precisa errar, ou seja, precisa de um tempo para escrever de acordo com sua forma de pensar. O "erro" faz parte da construção conceitual. Acreditando-se na competência da criança, ela irá reformular suas ideias e evoluir à medida que viver novas experiências durante o processo.

BIZZOTO, Maria Inês. AROEIRA, Maria Luisa. PORTO, Amélia. - Alfabetização Linguítica da Teoria à Prática - Ed. Dimensão - Belo Horizonte, 2010.

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